quarta-feira, 16 de março de 2011

Relacionamento maxilomandibular - continuação.

são
Vertical d
Vem a ser a dimensão vertical da face quando a mandíbula se encontra na posição postural ou de repouso.Nesta posição a mandíbula está sobre a influência dos músculos mastigadores(seu comprimento de repouso), estando os músculos elevadores e depressores num estado de contração tônica mínima(Tônus muscular), equilibradamente para manter a postura da mandíbula e resistir a ação da gravidade.
 
Todos os movimentos funcionais iniciam e terminam na posição de repouso.Esta posição é estabelecida antes da erupção dos dentes e crescimento da face, proporcionalmente ao tamanho total desta, tendo alto grau de estabilidade mesmo após a perda dos dentes.Na prótese total esta posição é medida com o compasso de willis, medindo a distância que vai da base do nariz a base do mento.
 
Vários fatores influenciam na posição de equilíbrio muscular,portanto, na dimensão vertical de oclusão.
Equilíbrio da cabeça.
Presença de dentes naturais.
Cansaço ou fadiga muscular.
Estado emocional do paciente.
Distúrbios da ATM.
 
Espaço Funcional Livre (EFL).
 
Também denominado de espaço interoclusal é a distância entre as superfícies oclusais dos dentes mandibulares e maxilares, quando a mandíbula se encontra em sua posição postural ou de repouso fisiológico. Corresponde a diferença entre a dimensão vertical de repouso e a de oclusão(DVR – DVO = EFL), que em média de 2 a 4 mm dependendo do paciente.
 
Quando da reabilitação oclusal de um paciente, a manutenção ou a necessidade de se criar um novo EFL exige que o mesmo realmente exista, que seu seja testado e que se consiga sua harmonização com o mecanismo neuromuscular e a articulação temporomandibular, sendo portanto, de grande importância na área de prótese total.Num conceito mais abrangente em qualquer reabilitação oclusal, em qualquer tratamento restaurador, o espaço funcional livre não deve ser invadido.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário